Willian Panda avalia deixar PSB para disputar cadeira de deputado

O secretário de Habitação de Aparecida de Goiânia, Willian Panda, avalia deixar o PSB. Não se trata de nenhuma incompatibilidade ideológica. O motivo da possível saída do partido socialista é a dificuldade para formação de uma chapa competitiva de deputado estadual em 2026.

Panda foi eleito vereador em 2016 e reeleito em 2020 pelo PSB, mesma sigla pela qual concorreu a uma vaga de deputado estadual em 2022, obtendo mais de 15 mil votos. No ano passado, ele disputou a prefeitura de Aparecida de Goiânia. Ficou em terceiro lugar e, no segundo turno, apoiou Leandro Vilela (MDB).

Apesar de faltar mais de ano para formação das chapas, o cenário dentro do PSB em Goiás não estaria favorável para Panda buscar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Ele não quer correr riscos e tenta evitar repetir 2022, quando ficou como primeiro suplente do partido.

A interlocutores, o secretário disse que vai avaliar bem uma possível saída do PSB. Ele inclusive recebeu convites de diversos partidos e já está avaliando.

A legislação eleitoral brasileiro proibiu as coligações para chapas proporcionais, que é o caso da eleição de deputado. Significa que cada partido precisa ter chapa própria. Além disso, nos últimos pleitos têm aumentado as exigências e fiscalização sobre o cumprimento das regras estabelecidas, como número mínimo de candidatas mulheres.

Panda já está decidido a disputar uma cadeira de deputado estadual e não deve voltar atrás. A seu favor, ele conta com uma forte atuação no meio sindical, especialmente junto aos servidores da educação. Também tem longa trajetória na luta pela moradia popular no município de Aparecida. Além disso, sua imagem foi fortalecida com a exposição enquanto candidato a prefeito em 2024.

Ele foi o idealizador e estruturou a Secretaria de Habitação de Aparecida de Goiânia, o período de um ano que esteve à frente da pasta assim que ela foi criada, em 2021. Agora, novamente na Habitação, ele começa a destravar recursos para construção de casas populares.



FONTE : PORTAL NOTICIAS GOIAS

Compartilhe este conteúdo: