Agência Brasil
Deslocamento da frente fria pelo oceano traz mais nuvens e chuva para vários pontos
A última semana do mês de abril começa com a chegada de uma frente fria associada a um ciclone extratropical no Atlântico Sul, que vai avançar por vários estados do Brasil, aumentando a nebulosidade e provocando chuva em alguns pontos, inclusive temporais. É o que apontam os institutos de meteorologia.
De acordo com o MetSul, na segunda-feira (28), a frente deve atuar no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sul de Goiás, São Paulo, Oeste e o Sul de Minas e o Rio de Janeiro. Em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, a instabilidade será maior da tarde para a noite.
Na terça-feira (29), o deslocamento da frente pelo oceano traz mais nuvens e chuva para pontos ainda do Rio de Janeiro, Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, além do Sul da Bahia.
Maio deve começar com chuva no litoral da Bahia, com risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.
Sudeste
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, com a passagem da frente fria, o paulista enfrentará um início de semana com tempestades em algumas regiões, inclusive com queda de raio e vento forte.
Haverá condição para acumulados significativos, principalmente na Região Metropolitana da Capital e no Litoral Norte, a partir do período da tarde. Na demais regiões do estado também haverá risco de ocorrência de temporais, mas de forma mais localizada e sem acumulados elevados.
Ainda de acordo com os mapas meteorológicos, também há previsão de pancadas moderadas a fortes, no Triângulo Mineiro, no noroeste e norte de Minas Gerais e no Espírito Santo.
No Rio de Janeiro, o sol aparece entre nuvens, com possibilidade de chuva fraca no fim da tarde.

Agência Brasil
No Rio, há possibilidade de chuva fraca no fim da tarde desta segunda
Centro-Oeste
Há previsão de chuva no Mato Grosso do Sul no início da semana, especialmente no noroeste e sul do estado, com risco de temporais. Em Mato Grosso e Goiás, pancadas de chuva moderadas a fortes podem ocorrer, com atenção para as capitais Cuiabá e Goiânia.
O centro-norte de Mato Grosso e o nordeste de Goiás devem acumular de 30 a 40 milímetros, favorecendo a manutenção da umidade no solo.
Norte
O tempo instável persiste no Norte do País neste início de semana, com sol entre nuvens e alerta de novos temporais em Manaus, além de Belém e Macapá. Rio Branco e Porto Velho, que também devem registrar chuva frequente.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue ativa, levando volumes de até 100 milímetros para Roraima, noroeste do Pará, Amapá e norte do Amazonas.
Acre, Rondônia, o restante do Amazonas, Pará e Tocantins terão volumes entre 30 e 50 milímetros.
Nordeste
A atuação da ZCIT continua provocando pancadas de chuva no litoral do Maranhão, Piauí e Ceará. O interior da região permanece seco e abafado.
No litoral da Bahia, o alerta é para chuvas volumosas, com acumulados entre 100 e 150 milímetros, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos. As chuvas podem alcançar de 30 a 40 milímetros no norte do Ceará e Maranhão, enquanto no restante do Maranhão, sul do Piauí e interior baiano deve chover menos, entre 15 e 30 milímetros.
Sul
A previsão para o Sul do País, nesta última semana de abril, é de pancadas isoladas no leste e norte de Santa Catarina e no leste e sul do Paraná. A maior parte do Rio Grande do Sul inicia a semana sem chuva, com temperaturas mais amenas.
Nas áreas de baixada, as mínimas devem girar em torno de 10 ºC, e há chance de geada apenas na Serra Gaúcha e Catarinense, onde os termômetros podem marcar abaixo de 4 ºC.
Apenas o oeste gaúcho e os litorais de Santa Catarina e Paraná devem registrar volumes baixos de chuva, entre 5 e 10 milímetros.
FONTE : IG NOTICIAS