A gestão de Leandro Vilela (MDB) em Aparecida de Goiânia caminha para ser marcada por uma parceria estratégica entre com o governo estadual e federal. Com pouco mais de 100 dias à frente da prefeitura, Vilela emite sinais de que será um prefeito firme, mas conciliador, ao estilo do tio e ex-prefeito Maguito Vilela, que defendia que “governo não faz oposição a governo”. É com esse espírito de cooperação que o prefeito tem buscado parcerias para impulsionar sua gestão, mesmo enfrentando um cenário desafiador.
Leandro Vilela assumiu um passivo de mais de R$ 500 milhões, com folha atrasada, dívidas acumuladas e uma máquina pública inchada, deixado pela gestão anterior. Com medidas austeras, ele tomou medidas emergenciais de contenção de gastos, reduziu quase 50% dos cargos comissionados e priorizou o essencial: pagar servidores, reorganizar a administração e recuperar a capacidade de investimento da cidade.
Essa virada inicial já rendeu frutos visíveis. Além de quitar a folha de dezembro e iniciar o pagamento de rescisões, o prefeito conseguiu garantir a continuidade de serviços essenciais e retomar obras paradas. Mas é na articulação política que o verdadeiro diferencial da gestão começa a se revelar.
Leandro Vilela tem contado com apoio firme e decisivo do governador Ronaldo Caiado (UB), do vice-governador Daniel Vilela (MDB) – seu primo – e da primeira-dama Gracinha Caiado, todos com presença constante em Aparecida, anunciando parcerias e entregando obras e benefícios sociais quase que semanalmente. Essa relação de confiança tem facilitado o destravamento de recursos e projetos conjuntos. Vilela, que no início teria relutado em assumir a prefeitura ante o cenário em que encontrou as finanças do município, agora parece ter encontrado motivação para tocar uma gestão ambiciosa, com previsão de entrega de obras e ações que prometem mudar o cotidiano dos aparecidenses.
Nos primeiros meses, já foram feitas ações significativas, como recapeamento de vias, entrega de novas ambulâncias ao Samu, oriundas do Governo federal via SUS, e realização de mutirões de atendimento à população. Na área social, a parceria com o Governo de Goiás já rendeu a inauguração do Restaurante do Bem e entrega de benefícios do programa Goiás Social Mulher, entre outras ações positivas.
Para os próximos meses, novas parcerias devem ser anunciadas com o Governo de Goiás, já que o prefeito vai despachar com o governador e os dois devem definir obras estratégicas para a cidade. Afinal, Aparecida de Goiânia é o segundo maior colégio eleitoral de Goiás e, portanto, fundamental para as pretensões eleitorais da base aliada.
O governador não quer correr risco na sucessão de 2026, quando precisa eleger Daniel Vilela governador. O sucesso da gestão do MDB em Aparecida de Goiânia é fundamental para que esse plano se concretize.
FONTE : PORTAL NOTICIAS GOIAS
Compartilhe este conteúdo: