A guerra tarifária envolvendo os Estados Unidos e a China coloca a Apple no centro de uma disputa que pode afetar diretamente a sua produção, já que grande parte dos produtos da companhia é fabricada em território chinês.
Diante das tensões políticas e com riscos de uma possível alta nos preços dos dispositivos, a Business Insider apurou como é feita a montagem do aparelho que acumula 2,8 bilhões de unidades vendidas desde 2007.
A Apple trabalha com 187 fornecedores, em 28 países. Desse total, apenas 30 não têm presença na China.
Como é a montagem do iPhone?
Para um iPhone ficar pronto, é necessário 2.700 peças diferentes e menos de 5% delas são fabricadas nos EUA, segundo a International Data Corporation. Entre as peças, estão o invólucro de vidro, os lasers usados no Face ID e os chips, que incluem o processador e o modem 5G.
O vidro da tela de um iPhone também feito nos EUA, mas os componentes de sensibilidade ao toque como a tela retroiluminada e a camada de interação, são feitos, principalmente, na Coreia do Sul e no Japão. A maioria dos elementos de alta tecnologia também são produzidos em Taiwan.
Já a estrutura dos aparelhos é feita por meio de uma única peça de alumínio, moldada através de máquinas altamente especializadas, disponíveis em larga escala apenas na China.
Além disso, a Apple utiliza 74 pequenos parafusos que mantêm o iPhone unido, essas peças são fabricadas principalmente na China e na Índia, sendo fixados manualmente.
FONTE: PORTAL EXAME