Os novos laboratórios reduzirão em cinco meses o prazo na fila de liberação de laudos de mortes. Foto: Reprodução
A Prefeitura de Goiânia inaugura nesta segunda-feira (28) dois novos laboratórios de anatomopatologia no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) do município. Com a implementação de tecnologia de ponta, a gestão pretende reduzir de seis meses para 30 dias o prazo para análise e liberação de laudos de mortes com causas indeterminadas na capital.
A solenidade de inauguração acontece às 8h, na sede do SVO, na Cidade Jardim, com a presença do prefeito Sandro Mabel e do secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer. O SVO é responsável por investigar e esclarecer causas de óbitos sem diagnóstico definido e é um órgão essencial para a vigilância epidemiológica, produção de dados em saúde pública e apoio à formação acadêmica.
O prefeito destacou que os novos laboratórios trarão maior celeridade aos serviços e atendimento humanizado às famílias. “É uma entrega que amplia a capacidade técnica do SVO, traz melhores condições de trabalho para os profissionais e permite um atendimento mais humanizado e célere às famílias em um momento que a gente sabe que é extremamente delicado”, disse Sandro Mabel.
A Prefeitura investiu cerca de R$ 2 milhões na estruturação dos espaços e na compra de equipamentos como micrótomos, aparelhos de ultrassom portátil, microscópio biológico, estação de macroscopia, mesas de necropsia, estação para diluição de formol, entre outros.
Leia mais sobre: Laboratórios de Verificação de óbitos / Prefeitura de Goiânia / Serviço de Verificação de Óbitos / Cidades / Geral
FONTE: DIARIO DE GOIAS