Ao todo, são 100 vagas distribuídas entre os municípios de Goiânia, Anápolis, Luziânia e Quirinópolis. Foto: Divulgação.
Interessados em se qualificar gratuitamente para atuar no setor de energia elétrica têm até o próximo dia 30 de abril para se inscrever na Escola de Eletricistas 2025, promovida pela Equatorial Goiás em parceria com o Senai. Ao todo, são 100 vagas distribuídas entre os municípios de Goiânia, Anápolis, Luziânia e Quirinópolis. Além do curso sem custos, os participantes também terão direito a bolsa de estudos durante o período de formação.
O programa, que está em sua terceira edição, é voltado para jovens e adultos a partir de 18 anos, com ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva nas categorias B ou C. As turmas são mistas, com o objetivo de estimular a inclusão no mercado de trabalho e a transformação social por meio da educação.
Com 520 horas de carga horária, incluindo 112 horas de desenvolvimento comportamental, o curso busca capacitar profissionais para atuar no sistema de distribuição de energia. Entre os temas abordados estão raciocínio lógico, comunicação, planejamento de carreira e relacionamento interpessoal.
De acordo com o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme, o projeto tem papel estratégico na reestruturação do sistema elétrico do Estado. “Já estamos na terceira edição em um curto espaço de tempo, o que demonstra a importância da qualificação profissional gratuita, que promove autonomia econômica e atende à crescente demanda do setor”, afirma.
Profissionalização
Além da capacitação técnica, esta edição do programa traz como novidade o acompanhamento de empregabilidade dos alunos e a oferta de novos cursos de qualificação, com o objetivo de mapear oportunidades de aprimoramento profissional.
Desde sua criação em 2022, a Escola de Eletricistas já formou 1.607 profissionais em todo o Brasil, sendo que 833 foram contratados até fevereiro de 2025, segundo levantamento do Grupo Equatorial. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como a educação de qualidade, erradicação da pobreza, igualdade de gênero, trabalho decente e redução das desigualdades.
As inscrições devem ser feitas pelo site escoladeeletricistaseqtl.com.br, onde também está disponível o edital completo. O processo seletivo será realizado em etapas eliminatórias e classificatórias, com divulgação dos resultados conforme cronograma de cada município.
Leia mais sobre: Curso Senai / Equatorial / Equatorial Goiás / Cidades / Notícias do Estado
FONTE: DIARIO DE GOIAS